OsNomesDoMensalao

Joaquim Barbosa é o ministro que deixou o Supremo Tribunal Federal mais pop

Helena Mader
postado em 11/10/2012 06:24


Espalhadas na internet, as imagens de Joaquim Barbosa ora de Batman ora de Super-Homem dão o tom da popularidade conquistada pelo relator da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. A cada voto duro de condenação aos responsáveis pelo esquema de desvio de recursos para solidificar os planos do PT no poder, o ministro se torna referência ética no país. De herói nacional no imaginário popular, Barbosa foi alçado ao posto de próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem, em respeito ao critério da antiguidade na sucessão do cargo. A postura rígida no combate à corrupção e um certo destempero na relação com os colegas de Corte aguçam as expectativas em torno da gestão do ministro mais pop da Justiça brasileira e primeiro negro a comandar o STF.



A posse só ocorrerá, entretanto, em 22 de novembro, depois que o atual presidente, Carlos Ayres Britto, deixar o cargo. Ele completará 70 anos e terá de se aposentar compulsoriamente. O ministro Ricardo Lewandowski assumirá como vice-presidente da Corte. Sem mencionar o temperamento do colega, o decano Celso de Mello desejou a Barbosa uma boa gestão. ;Tenho certeza de que saberá, agindo com sabedoria e prudência, enfrentar e superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da Suprema Corte do Brasil;, disse. Mais cedo, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, pediu para conhecer o ministro, de quem garantiu ser fã antes mesmo do mensalão, pela trajetória de vida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação