Paulo de Tarso Lyra
postado em 22/11/2012 14:04
O Supremo Tribunal Federal (STF) já deu início aos preparativos para a posse do ministro Joaquim Barbosa nesta quinta-feira (22/11). Os primeiros dos cerca de 2,5 mil convidados previstos começaram a chegar pouco antes das 14h. O cerimonial do Supremo montou forte esquema de credenciamento para a posse, com 16 funcionárias trabalhando na identificação dos convidados. Na apresentação do convite, os participantes receberão adesivos nas cores cinza, azul, branco, rosa, amarelo, verde e laranja. Cada cor corresponde a um setor reservado para os presentes assistirem a solenidade. O relator do mensalão - Ação Penal 470 - substituirá o ex-ministro Ayres Britto como o novo presidente da Casa. Britto foi aposentado compulsoriamente após completar 70 anos, no último domingo (18). A disputada cerimônia vai contar com a presença de autoridades e celebridades, como os atores Regina Casé, Taís Araújo, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos. Também estarão na solenidade o cantor Djavan e o ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, além de familiares, amigos brasileiros e estrangeiros, antigos chefes de Barbosa e ativistas de movimentos afrodescendentes.
A lista de convidados ganhou novos nomes até a noite de ontem, quando o Supremo já havia distribuído quase 2,5 mil convites, sendo 900 somente para autoridades. A presidente Dilma Rousseff confirmou que vai à posse, assim como os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). O ex-presidente Lula foi convidado, mas não irá à posse.
Turma da UnB
As comemorações pela posse não terminam hoje. Joaquim Barbosa convida os amigos mais próximos para uma festa particular na sexta-feira. Além de companheiros da Universidade de Brasília (UnB), foram convidadas pessoas que compartilharam com ele os bons e os maus momentos ao longo dos últimos anos e que acompanharam a ascensão profissional até a chegada à presidência da Suprema Corte. Essa turma está sendo convidada para a posse dele hoje e para a festa oficial à noite. Muitos deles foram chamados por Barbosa quando ele tomou posse no STF, há quase 10 anos. O local da comemoração particular ainda não foi informado aos amigos.