OsNomesDoMensalao

Conselho de Procuradores-Gerais recomenda cautela sobre declarações de Valério

postado em 11/12/2012 16:31
O presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Oswaldo Trigueiro, disse nesta terça-feira (11/12) que é preciso ;cautela; e ;prudência; na avaliação de uma possível repercussão formal das declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério e noticiadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR), Valério disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou empréstimos bancários para serem usados para o pagamento de deputados da base aliada no esquema do mensalão.

;É importante termos conhecimento das circunstâncias em que esse depoimento foi feito e em que momento [para avaliar] se isso tem ou não repercussão formal. Temos que ter cautela e prudência para avaliar essa situação;, disse, após participar do lançamento da campanha Brasil contra a Impunidade, na capital federal.

Trigueiro acrescentou que a cautela é necessária para evitar que haja uma ;manipulação do sistema de provas;, em que, após o réu ter sido condenado, ;busca modificar o pensamento que ao início foi dado;. ;As oportunidades foram dadas, não podemos ficar à merce do insucesso de um réu ou outro. Ou seja, se eu tive um insucesso vou denunciar, mais adiante tive benefício, então recuo na minha informação;, disse. ;Se há ambiente novo de investigação, que se procedam nas investigações naturais;, acrescentou.

Valério prestou o depoimento em setembro, conforme o jornal, quando já havia sido condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação