Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Pedido de aposentadoria de Genoino na Câmara está nas mãos de Barbosa

Análise da saúde do parlamentar por médicos da Câmara depende do aval do presidente do Supremo. Medida é necessária para a concessão da aposentadoria por invalidez

O plano do PT para livrar José Genoino do processo de cassação do mandato na Câmara dos Deputados corre o risco de ser interrompido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. A pedido do próprio parlamentar, a Casa solicitou, na semana passada, à Vara de Execuções Penais (VEP) autorização para adiantar a análise da saúde do petista com o objetivo de definir se lhe seria concedida a aposentadoria por invalidez. De acordo com o comando da Câmara, o ministro é quem agora vai bater o martelo se a junta médica do parlamento poderá visitar Genoino.

No entanto, o jogo de empurra continua. Na tarde de ontem, a assessoria de Joaquim Barbosa não confirmou se ele vai decidir em relação à autorização para a junta médica da Câmara avaliar as condições de saúde de Genoino. Conforme informações oficiais repassadas ao Correio, Joaquim Barbosa não havia recebido nenhum pedido referente ao assunto.

Na semana passada, o PT conseguiu manobrar e evitou a abertura do processo de cassação do parlamentar. Na quarta-feira, logo após a notícia de que seu caso seria analisado pela mesa diretora da Câmara, o deputado enviou à Casa a cópia do laudo do Instituto Médico Legal (IML) sobre o seu estado de saúde, solicitando que o pedido de aposentadoria por invalidez fosse antecipado. Para ganhar tempo, os dois petistas que integram o colegiado ; o vice-presidente, André Vargas (PR), e o quarto-secretário, Antonio Carlos Biffi (PT-MS) ; pediram vistas do processo, tendo direito ao intervalo de duas sessões para analisar a representação contra Genoino.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.