OsNomesDoMensalao

Pedido de aposentadoria de Genoino na Câmara está nas mãos de Barbosa

Análise da saúde do parlamentar por médicos da Câmara depende do aval do presidente do Supremo. Medida é necessária para a concessão da aposentadoria por invalidez

postado em 26/11/2013 06:05
O plano do PT para livrar José Genoino do processo de cassação do mandato na Câmara dos Deputados corre o risco de ser interrompido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. A pedido do próprio parlamentar, a Casa solicitou, na semana passada, à Vara de Execuções Penais (VEP) autorização para adiantar a análise da saúde do petista com o objetivo de definir se lhe seria concedida a aposentadoria por invalidez. De acordo com o comando da Câmara, o ministro é quem agora vai bater o martelo se a junta médica do parlamento poderá visitar Genoino.

No entanto, o jogo de empurra continua. Na tarde de ontem, a assessoria de Joaquim Barbosa não confirmou se ele vai decidir em relação à autorização para a junta médica da Câmara avaliar as condições de saúde de Genoino. Conforme informações oficiais repassadas ao Correio, Joaquim Barbosa não havia recebido nenhum pedido referente ao assunto.

Na semana passada, o PT conseguiu manobrar e evitou a abertura do processo de cassação do parlamentar. Na quarta-feira, logo após a notícia de que seu caso seria analisado pela mesa diretora da Câmara, o deputado enviou à Casa a cópia do laudo do Instituto Médico Legal (IML) sobre o seu estado de saúde, solicitando que o pedido de aposentadoria por invalidez fosse antecipado. Para ganhar tempo, os dois petistas que integram o colegiado ; o vice-presidente, André Vargas (PR), e o quarto-secretário, Antonio Carlos Biffi (PT-MS) ; pediram vistas do processo, tendo direito ao intervalo de duas sessões para analisar a representação contra Genoino.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação