postado em 05/12/2013 08:24
A Truston International Inc, a empresa com sede no Panamá que é proprietária de fato do Hotel Saint Peter, em Brasília, onde o ex-ministro José Dirceu pediu emprego, pode atuar em diversas áreas por todo o mundo. Isso é que o mostra o registro público da firma no país da América Central. De acordo com reportagem do Jornal Nacional, a Truston está autorizada a vender, comprar, negociar ações ou direitos e bens imóveis ou móveis no país ou em qualquer parte do mundo. A legislação do Panamá permite esse tipo de procedimento. Com essas brechas, as autoridades brasileiras veem o Panamá como um paraíso fiscal. Porém, empresas nacionais podem fechar negócio com entidades daquele país, desde que se respeitem a legislação daqui.
[SAIBAMAIS]Na terça-feira (3/12), foi divulgado que o presidente da empresa que comanda o hotel é um homem que mora em uma área pobre no Panamá e trabalha como auxiliar de escritório em uma empresa de advocacia. De acordo com o contrato social, Paulo Masci de Abreu, empresário amigo de Dirceu e próximo ao PT, é apenas um sócio minoritário, dono de uma cota no valor de R$ 1. Todas as outras cotas, que somam R$ 499 mil, pertencem a uma empresa estrangeira, Truston International Inc, cujo presidente é o cidadão panamenho José Eugenio Silva Ritter. A sócia majoritária da Truston International é a nora dele, a empresária Lara Severino Vargas, que vendeu na última segunda-feira o controle acionário do hotel a Paulo de Abreu.
A Truston foi constituída pela Morgan y Morgan, que tem sede no centro financeiro da Cidade do Panamá. De acordo com informações do Jornal Nacional, foi a empresa que indicou Ritter como presidente da entidade.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.