OsNomesDoMensalao

Valdemar Costa Neto renuncia ao mandato de deputado federal

O pedido de renúncia ocorreu após a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou sua prisão

postado em 05/12/2013 17:51
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

Condenado pelo mensalão, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) entregou uma carta de renúncia ao mandato na tarde desta quinta-feira (5/12), na Câmara dos Deputados. Ela foi lida em plenário pelo deputado Luciano Castro (PR-RR).



O pedido veio logo após a determinação da prisão pelo o Supremo Tribunal Federal (STF). Valdemar foi condenado a sete anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na carta, o deputado diz que renunciou para não impor ao parlamento "mais um constrangimento institucional". A renúncia encerra a possibilidade de processo de cassação do mandato pela Câmara.

"Reitero que fui condenado por crimes que não cometi. Serenamente, passo a cumprir uma sentença de culpa, flagrantemente destituída do sagrado duplo grau de jurisdição", diz a carta. O Valdemar alega inocência.



O suplente de Costa Neto é Hélcio Silva (PT), atual vice-prefeito de Mauá (SP), que terá que se desligar do cargo para assumir o mandato de deputado federal.

Valdemar é o segundo deputado a renunciar depois da condenação no processo do mensalão. José Genoino (PT-SP) fez o mesmo para evitar o processo de cassação.

*Com informações da Agência Câmara

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação