OsNomesDoMensalao

Apenas 8% dos detentos do Distrito Federal têm benefício de mensaleiros

Conseguir emprego por conta própria é uma realidade para apenas um a cada 12 presos dos regimes aberto e semiaberto

postado em 21/01/2014 06:01

Delúbio chegou às 18h34 ao Centro de Progressão Penitenciária: petista pegou uma carona com colega da CUT

O trabalho externo que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares começou ontem é ainda uma realidade distante para a maioria dos presos brasileiros. Levantamento do Correio revela que apenas um a cada 12 presos do Distrito Federal com direito ao benefício havia obtido uma vaga por conta própria na iniciativa privada, como fizeram os condenados da Ação Penal 470, o nome formal do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Dos 3.383 réus no regime semiaberto do DF, apenas 287 obtiveram este tipo de trabalho externo. O número representa apenas 8,4% do total. Os dados são do Sistema de Informações Penitenciárias (Infopen) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), atualizados em dezembro de 2012, e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). No total, contando os convênios firmados, o DF tem 771 presos realizando trabalho externo e outros 1.122 dentro dos presídios.



Conseguir emprego por conta própria é uma realidade para apenas um a cada 12 presos dos regimes aberto e semiaberto

;O trabalho externo, de fato, não se estende à maioria dos internos. Há vários fatores que contribuem para isso;, constata o cientista político e professor da Unesp Milton Lahuerta, estudioso do tema da segurança pública. ;A legislação prevê a existência de convênios para garantir o acesso da população carcerária ao trabalho e à ressocialização, o que nem sempre ocorre de forma plena, tanto por desinteresse dos próprios presos quanto da sociedade, que não valoriza esse tipo de iniciativa;, avalia Lahuerta. ;Muitos desses presos simplesmente não se enxergam trabalhando com o tipo de atividade oferecida, seja no semiaberto, seja durante o regime fechado;, completa ele.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação