A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal autorizou o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) a trabalhar fora da cadeia. Diante da decisão, a Secretaria de Segurança Pública informou que ele foi transferido do Complexo da Papuda para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Condenado no julgamento do mensalão a 7 anos e 10 meses de prisão, Valdemar está detido desde 5 de dezembro. Embora tenha sido preso somente 20 dias depois do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, Valdemar Costa Neto teve o pedido de autorização para trabalhar atendido antes do petista, que aguarda uma decisão quanto a solicitação para cuidar da biblioteca de um escritório de advocacia.
A defesa de Valdemar não informou o local onde ele cumprirá expediente nem a função que desempenhará. De acordo com as normas do CPP, os detentos do regime semiaberto podem trabalhar durante o dia ; têm autorização para sair do estabelecimento prisional de manhã e devem retornar no começo da noite -, mas passam as noites e o fim de semana encarcerados.