postado em 06/03/2014 07:36
O governador Agnelo Queiroz (PT) deve enviar, até esta sexta-feira (6/3), as respostas pedidas pela Vara de Execuções Penais (VEP) quanto às regalias que teriam sido recebidas por condenados na Ação Penal 470, o mensalão. A Justiça determinou que o Governo do Distrito Federal (GDF) investigue os privilégios oferecidos a mensaleiros nas cadeias e questionou se os presídios de Brasília estão em condições de manter os sentenciados em situação isonômica com a dos demais presos.Com a resposta em mãos, a Justiça analisará o pedido do Ministério Público de transferência de apenados do mensalão para penitenciárias federais. Em comunicado, o GDF informou que, em nenhum momento, deixou de cumprir o que determina a Lei de Execução Penal, e lembrou que o presidente da Comissão de Ciências Criminais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alexandre Queiroz, mencionou não ter verificado nenhum tipo de privilégio em visitas à Penitenciária da Papuda.
Reportagem publicada na revista Veja informou que o governador Agnelo Queiroz fez uma visita ao ex-ministro José Dirceu, na Penitenciária da Papuda. O encontro não foi divulgado na agenda oficial do governador. Em outra nota à imprensa, o GDF informou que o encontro entre o governador e Dirceu não foi programado. Agnelo teria aproveitado a inauguração de uma unidade de acolhimento de socioeducandos do antigo Centro de Atendimento Juvenil para, em seguida, fazer uma ;inspeção às instalações da Papuda;.
[SAIBAMAIS];Durante a visita, [o governador] encontrou-se com o ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu. Eles trataram de assuntos pessoais e o ex-ministro manifestou sua expectativa em relação ao julgamento de recurso ao Supremo Tribunal Federal;, destacou a nota do GDF. O comunicado ressaltou ainda que foi a segunda visita de Agnelo à Papuda. Na primeira, o governador foi verificar o estado de saúde do ex-deputado federal José Genoino, atualmente em prisão domiciliar.