Vinicius e Toquinho se apresentam na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). O ano é 1972. Portando um livro de poesias e ávida por um autógrafo, a estudante de letras Gilda de Queirós Mattoso consegue adentrar o camarim do ídolo e pegar sua assinatura. ;Minhas amigas tinham fotos dos Beatles. Eu, do Vinicius;, conta ela. Durante aquela década, até 1978, Gilda manteria em fogo baixo uma paixão platônica pelo poeta, até se encontrarem em Paris e tornarem-se marido e mulher.
Vinicius de Moraes apresentava Gilda, quase quatro décadas mais moça que ele, como sua última esposa. ;Vocês conhecem minha viúva?;, dizia aos amigos. Ela, claro, detestava, mas acabou se tornando realmente o derradeiro amor do poeta. ;Vinicius teve várias mulheres, mas só uma viúva;, observa a hoje conhecida assessora de imprensa, 61 anos, moradora do bairro do Humaitá, no Rio. O Poetinha partiu em 9 de julho de 1980.
[VIDEO1]
Gilda, nos dois anos de casamento, divididos entre Paris e a capital fluminense, pegou uma fase complicada do poeta, quando a diabetes se agravara e roubava seus últimos suspiros. Mesmo assim, ao lado do parceiro Toquinho, o compositor conseguiu implementar uma turnê e um LP comemorativos e realizar uma grande viagem de carro pela Europa com o novo amor. ;Saímos de Paris e fomos até Roma, parando onde dava vontade. Eu queria que ele conhecesse a Grécia também. Como um poeta ainda não tinha estado lá?;, recorda-se Gilda.
[SAIBAMAIS]Viagens e música eram pura alegria para o Poetinha. Cuidar da saúde, nem tanto. ;Ele não obedecia muito, não. Achava a vida muito chata sem poder comer aquilo, beber aquilo. Passou do uísque para o vinho branco, por exemplo, por sugestão do médico. Mas era meio que a contragosto. Não dava a mínima para a dieta alimentar;, conta.
Escrito à mão
Um dia, Gilda chegou em casa e se deparou com um fato tipicamente viniciano, com ares que oscilavam entre o trágico e o cômico. ;Ele estava andando em uma bicicleta ergométrica, fazendo exercícios de fisioterapia, e chorando. Perguntei o porquê e ele: ;Tô aqui nessa bicicleta burra, que não sai do lugar;.; Depois, contou à mulher que estava traindo um pacto feito com o amigo Antônio Maria (o compositor, a quem ele chamava de ;Meu Maria;), morto havia vários anos, de que jamais em suas vidas eles fariam um movimento inútil. ;Ele usou isso de desculpa pra não fazer os exercícios.;
Na noite em que morreu, Vinicius jantou seguindo a cartilha da dieta. Mas acabou burlando o regime. Toquinho estava hospedado com o casal e, quando ele chegou à residência da Gávea, o poeta e o comparsa mandaram uma pratada de macarronada na cozinha. Foi Toquinho quem musicou o poema Gilda, feito por Vinicius para a esposa e entregue a ela em seu aniversário de 1979. A viúva enviou ao Correio uma cópia dos versos escritos à mão pelo poeta, além de algumas fotos pouco conhecidas do casal. ;Foi uma das últimas composições dele;, destaca.
Operário da paixão
Conheça as nove esposas de Vinicius de Moraes, com informações do livro O poeta da paixão, de José Castello, e do filme Vinicius, de Miguel Faria Jr.
; Beatriz Azevedo de Mello
Conhecida como Tati, a musa do Soneto de fidelidade (e também da personagem Narizinho, de Monteiro Lobato) casou-se com o poeta por procuração, enquanto ele estudava literatura na Inglaterra. Tiveram dois filhos (Susana e Pedro) nos 11 anos em que estiveram juntos. Ela morreu em 1995, aos 84 anos.
; Regina Pederneiras
Ainda casado com Tati, Vinicius envolveu-se com Regina, arquivista do Itamaraty, entre 1945 e 1946. Acabou se casando com ela no religioso, mas a esposa oficial perdoou a traição, e Vinicius voltou para Beatriz.
; Lila Bôscoli
Bisneta da compositora Chiquinha Gonzaga, a moça de 19 anos foi apresentada ao poeta por Rubem Braga. Casaram-se em 1952, viveram juntos por sete anos e geraram Georgiana e Luciana.
; Maria Lúcia Proença
O relacionamento de cinco anos, iniciado em 1958, teria inspirado a crônica Para viver um grande amor. Lucinha, sobrinha de um amigo de Vinicius, que a conhecera ainda adolescente, pegou a fase bossa- nova do compositor. Ela era casada, e trouxe um filho pequeno da união anterior.
; Nelita de Abreu Rocha
A moça não tinha completado nem 20 anos quando se juntou ao poeta, em 1963. Mesmo com três décadas de diferença, o casamento durou cinco anos. Nelita mora no Rio e adotou o sobrenome do atual marido, o francês Gerard Leclery.
; Christina Gurjão
O relacionamento durou menos de um ano, mas gerou a filha caçula do poeta, Maria, e a clássica Pela luz dos olhos teus. Mesmo com a esposa grávida de cinco meses, ele acabou se envolvendo com Gessy.
; Gessy Gesse
A atriz baiana, casada com Vinicius entre 1969 e 1976, foi responsável por levá-lo para viver em Salvador, o que alterou tanto o estilo de vida do poeta quanto sua produção musical.
; Marta Rodriguez Santamaria
A argentina era 40 anos mais jovem que Vinicius. O relacionamento de três anos, iniciado em 1975, foi marcado pelas várias viagens do poeta com Toquinho pelo mundo.
; Gilda Mattoso
A viúva de Vinicius, 40 anos a menos que ele, foi apaixonada pelo poeta por quase uma década até engatar o relacionamento. Gilda o acompanhou nos dois últimos anos de vida.