Para viver um grande amor

Esposa argentina de Vinicius revela existência de peça não finalizada

Casada com o poeta entre 1975 e 1978, Marta Santamaria mostrou ao Correio trechos da obra, mas não permitiu a divulgação

postado em 02/10/2013 09:31

Despojado, Vinicius faz careta em Salvador, em 1976, vestindo túnica mexicana
Os versos de Se todos fossem iguais inebriavam a estudante de direito argentina Marta Rodriguez Santamaria. Como seria, afinal, o tal homem capaz de escrever aquelas palavras? A jovem, então com 22 anos em 1975, acabaria por conhecer, e muito bem, o autor, Vinicius de Moraes, que compusera a faixa com Tom Jobim, em meados dos anos 1950, para a peça de teatro Orfeu da Conceição. A versão que Martita conhecia, contudo, trazia, além do poeta, Toquinho e Maria Creuza, e havia sido gravada em 1970 na casa de shows La Fusa, em Buenos Aires, transformando-se em um álbum muito apreciado pelos hermanos.

Naquele 1975, Marta e Vinicius, 61 anos, se esbarraram em Punta del Este, no Uruguai e, pouco tempo depois, engataram uma história de amor que durou os três anos seguintes, entre as viagens internacionais do poeta e o repouso da casa na Gávea, no Rio, de cujo pátio a moça observava encantada o Cristo Redentor. Entre 1976 e 1977, pulando de uma cidade para outra ; Buenos Aires, Guadalajara, Salvador;;, o casal escreveu, em espanhol, o primeiro ato de um espetáculo teatral chamado pelo poeta de La plaza (;A praça;, em português). A segunda parte ficou inacabada após o fim do relacionamento, e Marta guardou em sigilo o rebento da união.

;Imagina o que é, para mim, a responsabilidade de ter comigo esse material;, disse uma emocionada Marta ao Correio, de Buenos Aires, por telefone, no bom português de quem aprendeu a língua a pedido do companheiro ilustre. Aos 61 anos, e se preparando para as homenagens pelo centenário de Vinicius, a advogada quer resgatar a história. Avisou à família sobre a existência das 30 páginas de texto, entregou uma cópia a uma das filhas do Poetinha e agora pretende finalizar o segundo ato a fim de que a obra possa ser encenada. ;Fui muito bem recebida pelas filhas dele;, avisou, alegre.


Casal brinda com amigos após apresentação do compositor em Buenos Aires


Vinicius teve a ideia de escrever a peça após a esposa lhe contar uma passagem ocorrida na faculdade. La plaza, segundo a coautora, tem inspiração também no filme Os boas-vidas (I vitelloni, 1953), de Federico Fellini, sobre um grupo de jovens à-toa na vida. Na do casal, os personagens principais, dois desocupados, fazem uma aposta para ver quem ganha dinheiro mais rápido.

;Na cabeça de Vinicius, os detalhes da segunda parte não estavam fechados. Acho que deve dar uma hora de encenação;, diz ela. O texto foi batido em uma máquina Olivetti que o poeta carregava consigo. ;Ele tinha uma linda letra, mas, em geral, não gostava de escrever à mão;, relembra a antiga companheira. O Correio teve acesso a trechos da obra, mas não obteve autorização da família para divulgá-los.

Divorciada de um segundo casamento, com um médico portenho, Marta tem um filho de 19 anos. Em parceria com a artista plástica Renata Schussheim, a advogada está erguendo uma mostra fotográfica com material inédito colhido por ela durante o casamento com o Poetinha. A exposição Vinicius;Saravá! tomará o Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, a partir de novembro deste ano, até fevereiro de 2014. Algumas das fotos raras estão nesta página.

Memórias guardadas


Vinícius e Marta Santamaria  em uma praça em Milão, na Itália

A estudante Martita, com aspirações à poesia, trabalhava como secretária no Ministério da Economia da Argentina e, com seu primeiro salário, cruzou o Rio da Prata para se encontrar com amigas no Uruguai. Em Punta del Este, em pleno verão, soube que o tal Vinicius de Moraes, aquele do disco na La Fusa, fazia algumas apresentações ao lado da cantora Joyce. Ouviu dizer, também, que, após as apresentações, o poeta e sua trupe iam ao restaurante El Mejillon para jantar.

[SAIBAMAIS]Na primeira noite, Marta e uma amiga esperaram à toa. Na segunda, o homem estava lá. Vinicius teria se encantado por Martita e pediu que ela ficasse no balneário uruguaio para assistir ao show pelo menos uma vez. Ela perdeu o voo de volta e ficou. Viu o ídolo de novo no palco em Montevidéu, desta vez com Toquinho, e o Poetinha acabou dando pistas de seu interesse pela moça.

O próximo destino foi Buenos Aires. ;Ele era muito querido por lá, onde, várias vezes, aconteceu de o público não querer deixar as casas de shows após as apresentações;, relembra. No fim daquele 1975, Martita viajou com Vinicius para uma turnê europeia, já no posto de namorada. Nos anos seguintes, assistiu a todos os concertos do companheiro. À exceção de um, em Paris, quando ficou no camarim batendo papo com Baden Powell e acabou recebendo um recital exclusivo do violonista. A mãe dela não aceitava muito bem a relação com o poeta, cerca de 40 anos mais velho. Em 1978, ela resolveu voltar para Buenos Aires e retomar os estudos.

Hasta que los tiempos se declaren vencidos: Poema de Martita para Vinicius

;Eu era muito jovem, não tinha a estrutura que deveria ter para viver uma relação assim. Não era suficientemente madura;, conta. ;Ao mesmo tempo, fui muito feliz com ele. Vinicius era uma pessoa maravilhosa, com uma sensibilidade que nunca vi igual. Tudo o que eu disser vai ser pouco.; Ao falar do antigo amor, algumas vezes, não consegue conter as lágrimas. Talvez pela proximidade do centenário e o retorno às memórias guardadas. Quando o poeta morreu, Martita ficou vários anos sem poder ouvir sua canções. Agora, parafraseando o nome dado por Maria Bethânia a um disco em homenagem a ele, solta um inconteste e suspiroso ;que falta você me faz;.

Ouça Soneto de Marta

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Depoimento


;A Argentina e o Uruguai transformaram-se numa extensão de nossa casa. Íamos constantemente a Buenos Aires, Mar del Plata, Montevidéu, Punta del Este, sempre recebidos com muito carinho e fazendo sucesso por lá. Numa longa temporada em Mar del Plata. chegamos a produzir grande parte do repertório de nosso segundo disco. Só saíamos para fazer os shows, à noite. Ficávamos curtindo as canções novas o dia todo, trabalhando com entusiasmo cada vez maior. Foi um tempo de grande produtividade.;

Toquinho, parceiro de Vinicius de Moraes em 120 canções

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