postado em 02/12/2012 16:10
Cidade aeroportuária ou polo de agronegócio? A destinação futura de Planaltina foi o principal ponto de debate na última edição do projeto Pensar Brasília. Para o secretário de Desenvolvimento, os estudos ambientais comprovam que a cidade mais antiga do Distrito Federal, fundada há 153 anos, é a localização ideal para abrigar o mais importante polo logístico do Centro Oeste. ;Uma das vantagens é que 70% da área necessária para implantar o projeto já estão desapropriadas;, acentuou.
Patrick Maurice Maury discorda. Em 2010, ele integrou um projeto da Terracap que estudou as possíveis vocações das cidades satélites de Brasília, cuja abordagem teve como ponto de partida a região administrativa de Planaltina. No documento, acentuou que a região norte seria extremamente adequada para o agronegócio. ;Implantar um aeroporto naquela área traria sérios impactos ambientais para a região;, afirmou.
[SAIBAMAIS]A região escolhida para o novo polo aeroviário, segundo o secretário, atende a requisitos de segurança determinados pelas normas internacionais da Aviação Civil. ;Está numa distância de 50 quilômetros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e não interfere nas rotas já estabelecidas;, afirmou Araújo. Ele reiterou a intenção do governo de estabelecer um novo eixo de desenvolvimento em direção aos municípios goianos de Formosa e Planaltina de Goiás. ;Por isso localizamos o Parque Tecnológico Digital próximo ao balão do Torto, para corrigir uma distorção: todas as ações de desenvolvimento existentes seguiam a BR040.;
Segundo o especialista francês, a Cidade Aeroportuária deveria ser localizada ao sul. Argumentou que a única ligação ferroviária entre o Distrito Federal e os portos do Rio de Janeiro e Santos está naquela região e já atende ao Porto Seco e ao Polo JK. ;A proximidade da BR040, que liga Brasília a Belo Horizonte, ainda é um atrativo adicional;, acentuou. ;podemos criar um polo multimodal, incluindo o avião.;
O secretário de Desenvolvimento afirmou que está prevista a extensão de um ramal ferroviário para Planaltina. Ele também lembrou que a área da BR040 já se encontra congestionada. ;Temos que lembrar que o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek já atende o mercado de carga da região sul do DF e do Entorno;, recordou. ;Ao criar outro polo aeroviário, abrimos perspectivas interessantes para escoar a produção do Tocantins e da Bahia.;
Descongestionar
Outro ponto favorável seria reduzir o tráfego de carga oriundo desses estados, que atravessa o Distrito Federal. Com isso, diminuiria a pressão sobre vias urbanas já congestionadas. ;Vamos criar um anel rodoviário, a exemplo do que existe em São Paulo e em Belo Horizonte;, revelou.
Maury e Araújo concordam que o agronegócio é uma alternativa interessante para dinamizar a economia brasiliense e da Ride-DF. ;O agroempresário, hoje, é um homem interessado em preservar o meio ambiente e que trabalha dentro de normas rígidas de sustentabilidade;, afirmou o especialista francês. ;O mercado, hoje, é extremamente diversificado e capaz de gerar riqueza e emprego.;
Ele lembrou o sucesso de Fortaleza, que se transformou em um grande polo exportador de flores para a Europa e os Estados Unidos. ;Podemos seguir o mesmo exemplo;, citou. ;Outro bom ponto de referência é o aeroporto holandês de Shiphol, em Amsterdã, onde se concentra boa parte da exportação de plantas ornamentais oriundas das Américas, da África, da Ásia e da Europa.;