postado em 19/02/2013 06:04
1- O absurdoEscrita em 1950, A cantora careca é o texto teatral mais famoso do dramaturgo Eug;ne Ionesco. Os estudiosos lhe atribuem a fundação do teatro do absurdo, ao lado do irlandês Samuel Beckett, embora o próprio Ionesco rejeitasse o termo ;absurdo; e preferisse ;insólito;. O trabalho produzido ao longo dos 84 anos de vida retratava primordialmente a solidão humana e a insignificância da existência.
2- O grego
Assim como o personagem Oceano (presente em A verdadeira desorganização do desespero) , Prometeu é um titã da mitologia grega. Coube-lhe roubar o fogo de Zeus e distribuir entre os mortais. Como punição, ficou acorrentado a uma pedra e teve o fígado devorado, diariamente, por um enorme abutre. Na literatura moderna, o mito de Prometeu aparece como uma recorrente metáfora da sede pelo conhecimento. O alemão Goethe o descreve como extraordinário e enaltece a atitude de não venerar os deuses, vista por muitos como rebeldia. O símbolo da doutrina comunista Karl Marx o referenciava como homem modelo.
3- O inovador
Nascido na Sicília em 1867, Luigi Pirandello foi um dramaturgo, poeta e romancista. Foi reconhecido pela tentativa de separar o cômico do humorístico. Segundo ele, seria necessário uma renúncia ao distanciamento e à superioridade para alcançar a transição entre um e outro. A originalidade de suas peças causou expressivas mudanças na estética teatral. Com o texto Seis personagens à procura de um autor, de 1921, exercita o estilo conhecido como metateatro. Tempos depois, em 1934, receberia o Nobel de Literatura, dois anos antes da morte.
4- O russo
O crítico, escritor e cenógrafo soviético Viktor Shklovsky é um dos principais responsáveis pela visibilidade do movimento conhecido como formalismo russo. Foi, porém, por meio do conceito de ;estranhamento na arte; que ganhou notoriedade. Nas palavras do próprio: ;A finalidade da arte é dar uma sensação do objeto como visão e não como reconhecimento; o processo da arte é o processo de singularização ostranenie (estranhamento) dos objetos e o processo que consiste em obscurecer a forma, em aumentar a dificuldade e a duração da percepção;. A abordagem foi aplicada pelo alemão Bertolt Brecht, entre outros.
5- O trágico
A falta de concatenação é um dos elementos mais presentes na peça Assim que passarem cinco anos, do espanhol Federico García Lorca. Trata-se de um melodrama familiar escrito em 1931. A relação entre as cenas é, por vezes, ausente e não há sentido lógico entre elas, provocando uma trama surrealista. García Lorca garantiu posteridade na literatura mundial quando abordou as tragédias rurais espanholas. Caso de Bodas de sangue (1933), Yerma (1934) e A casa de Bernarda Alba (1936).
6- O controverso
Adolfo Caminha foi um daqueles artistas cujo o valor da obra foi apreciado somente após a morte. Apesar de ter vivido somente 29 anos (morreu em 1897, em decorrência de uma tuberculose), tornou-se um dos nomes mais importantes do naturalismo brasileiro. Com textos repletos de perversão e episódios criminosos, não conheceu a popularidade enquanto vivo. O livro Bom crioulo (1895) foi o primeiro romance brasileiro a abordar a questão da homossexualidade. Outros tabus, como o sexo interracial, também permeiam a obra.