postado em 30/05/2012 13:27
A menos de um mês para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20), a terceira e última rodada de negociações informais para definir o documento final ocorre na sede da ONU, em Nova York, de 29 de maio a 2 de junho. A intenção é fornecer aos negociadores uma oportunidade adicional para adiantar as negociações, num esforço para renovar o compromisso político e elaborar ações concretas a serem ratificadas no Rio de Janeiro, de 20 a 22 junho.[SAIBAMAIS]
As negociações informais em Nova York serão uma última oportunidade para um entendimento antes da retomada das negociações na Terceira Reunião do Comitê Preparatório. Na Rio%2b20, governos, empresas e organizações da sociedade civil são esperadas para lançar ações que farão uma diferença mensurável, levando a uma maior prosperidade, saúde e oportunidades e, ao mesmo tempo, assegurar a capacidade do meio ambiente para atender às necessidades atuais e futuras.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos governos a tomada de medidas sobre várias questões globais para o bem das gerações futuras, em recente debate na Assembleia Geral da ONU sobre a Rio%2b20. Ele destacou áreas-chave nas quais os governos devem tomar medidas na Rio%2b20: geração de empregos decentes, avançar na segurança alimentar e na agricultura sustentável para acabar com a fome; apoio às ações de acesso universal à energia sustentável, água potável e saneamento, entre outros.
O Secretário-Geral da Rio%2b20, Sha Zukang, espera que a Rio%2b20 resulte em um documento de ação política negociada por todos os Estados-Membros da ONU, bem como uma infinidade de compromissos por parte dos governos, empresas e sociedade civil.