Rio mais 20

ONU debate sobre pessoas obrigadas a se deslocar por problemas climáticos

postado em 01/06/2012 08:00
Cidadãos da Somália migram para o Quênia fugindo das cheias: drama se multiplicará nas próximas décadas

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) decidiu aproveitar a conferência internacional sobre meio ambiente que se reúne neste mês no Rio de Janeiro, a Rio %2b 20, para chamar a atenção para a ausência de um marco legal para proteger e assistir milhares de pessoas forçadas a se deslocar de onde vivem por causa de enchentes, secas e outras catástrofes naturais. O relatório do Acnur sobre a situação mundial dos refugiados, lançado ontem em Nova York, dedica um capítulo especial ao tema e o alto comissário António Guterres virá ao país para levar a discussão aos chefes de Estado e governo e outras autoridades que assistirão ao encontro.

O informe dá uma ideia da dimensão do problema nas próximas décadas, a começar pela dificuldade de fazer previsões. As estimativas sobre o número de pessoas que terão de deixar suas casas ou mesmo seus países por razões ambientais, até 2050, variam de 25 milhões a até 1 bilhão. E, ao contrário dos que se deslocam para escapar de conflitos armados ou perseguições, esses ;fugitivos do clima; nem sequer podem ser chamados de refugiados: como alerta o texto, essa situação não está coberta pelas leis internacionais sobre o refúgio.

Escute a entrevista com Andrés Ramirez, representante do Acnur no Brasi:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação