Rio mais 20

Impasses ameaçam sucesso da conferência ambiental Rio ; 20

postado em 09/06/2012 08:29
A partir da próxima quarta-feira, até 22 de junho, o Rio de Janeiro vai se transformar na capital mundial da sustentabilidade. Vinte anos após a mítica Eco-92, que colocou na pauta de todo o mundo a preocupação com o desenvolvimento sustentável, os 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU) vão voltar ao tema. O desafio agora não é menor do que foi há duas décadas. Além da crise financeira que assombra o planeta, uma série de impasses nas negociações ameaça o sucesso do encontro.

A última rodada de negociações antes da reunião dos chefes de Estado e representantes dos governos será de quarta a sexta-feira. Nesses três dias, deverão ser discutidos entre os diplomatas pontos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e formas de financiamento das ações ambientais da ONU.

Em torno dos ODS, pairam dúvidas ainda sobre a quantidade de áreas que devem ser incluídas e se devem ser criadas metas específicas. Inspirados nos Objetivos do Milênio, adotados pelos países-membros da ONU em 2000, com objetivos específicos para a redução da mortalidade infantil e o acesso à educação, os ODS devem abarcar temas como água, energia, mineração, florestas e oceanos. O rascunho zero do documento continha 26 tópicos. A União Europeia defende que sejam apenas cinco. O Brasil e outros países, incluindo o secretário-geral da ONU, o coreano Ban Ki-moon, sugere que sejam oito ou dez objetivos, para evitar a perda de foco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação