Rio mais 20

Problemas da crise global podem deixar a sustentabilidade em segundo plano

Enviado Especial
postado em 12/06/2012 07:45


São Paulo ; A crise que afeta as grandes potências mundiais pode tirar o brilho da Rio%2b20. O alerta foi feito ontem pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, durante a abertura da Conferência Internacional do Instituto Ethos. Para ele, o encontro, que começa amanhã no Rio de Janeiro, está sendo realizado em um momento pouco propício por causa da recessão, que obriga os países a manterem o foco em seus problemas econômicos imediatos. Para o Brasil, Coutinho fez previsões otimistas, mas cobrou maiores investimentos privados em inovações tecnológicas voltadas para a sustentabilidade.


;A crise atrapalha porque os países estão todos focados em questões como desemprego e desorganização fiscal;, afirmou. Assim, seria irrealista pensar que os dirigentes vão abrir mão de crescimento em nome de restrições ambientais. Ele ressaltou, porém, que a Rio%2bb20 é um instrumento para melhorar a situação. ;Pode ser uma oportunidade se nós soubermos persuadir as lideranças internacionais de que o investimento no desenvolvimento social e ambiental sustentável é um eixo para a recuperação da economia;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação