Rio mais 20

Documento final da Rio+20 ainda está 75% incompleto

postado em 13/06/2012 12:38
Cerca de 75% do documento final da Rio%2b20 ainda está incompleto, com propostas sem consenso. A afirmação foi feita pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo, secretário-executivo da Comissão Nacional para a Rio%2b20, na tarde desta quarta-feira, ponderando que o ritmo das negociações já melhorou, neste primeiro dia da última rodada de negociações formais antes da cúpula dos chefes de Estado, na semana que vem. A última rodada formal de negociações, em Nova York, foi considerada muito difícil pelos diplomatas envolvidos.

Também participou da entrevista coletiva no Riocentro, sede do evento no Rio, o secretário-geral das Nações Unidas para a Rio%2b20, Sha Zukang, que pediu para os negociadores acelerarem o ritmo das conversas, para que a conferência possa chegar a um documento ambicioso. Os negociadores foram divididos em dois grupos de trabalho para agilizar.



Figueiredo confirmou que uma das propostas na mesa de negociação, apresentada pelo G77, grupo que representa os interesses de mais de 130 países em desenvolvimento, foi a criação de um fundo para o desenvolvimento sustentável, orçado em US$ 30 bilhões anuais. A ideia não é unânime entre os países ricos. "Os tradicionais doadores estão atravessando momentos difíceis, mas estamos conseguindo chegar num momento de ajuste fino", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação