Rio mais 20

Debates sustentáveis na Rio+20 não estão longe do cotidiano das pessoas

postado em 14/06/2012 07:42
A servidora pública mostra como o seu dia a dia está conectado com as metas ambientais da conferência

Enquanto o mundo volta os olhos para a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável ; Rio%2b0, que reúne líderes dos 193 países membros da ONU até 22 de junho, a servidora pública Leila Affonso Swerts, 53 anos, moradora da Asa Norte, tenta viver, no dia a dia, em harmonia com o meio ambiente. No Rio de Janeiro, a conferência discutirá temas como a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Debates sobre a escassez de alimentos e água potável no planeta, a poluição nos oceanos, o uso de energias limpas, a redução de gases nocivos ao planeta, entre outros, estarão presentes em painéis oficias e não oficiais.



Para alguns, os temas podem parecer distantes da população em geral, no entanto, no cotidiano é possível perceber cada conexão que a vida na cidade tem com o meio ambiente. Além disso, pequenas ações adotadas em casa ou no trabalho podem ajudar a minimizar efeitos que hoje são causadores, por exemplo, do aumento da temperatura do planeta e desastres naturais. Leila Affonso vive há sete em Brasília com o marido e a filha. Em casa, ela tenta adaptar a rotina da família para evitar desperdícios. Uma das principais preocupações é com o consumo de água potável. De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, porém, o gasto por pessoa é quase o dobro. Leila afirma que fecha a água no banho para minimizar o desperdício, porém, ela reconhece que o esforço ambiental não é um costume de todos os membros da família. ;Eu procuro economizar bastante. Quando lavo a louça, não abro muito a torneira. Já ensinei meu marido e a moça que trabalha em casa;, relata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação