Rio mais 20

Conferência Rio+20 terá internet 4G funcionando em caráter experimental

postado em 14/06/2012 16:48
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20) terá internet de quarta geração (4G) funcionando em caráter experimental. Uma parceria entre o Ministério das Comunicações e as empresas Vivo e Huawei possibilitará, pela primeira vez no Brasil, testes desse tipo de conexão, que funciona com velocidade dez vezes maior do que a da terceira geração (3G).

As empresas também ficarão responsáveis pela operação e manutenção do serviço durante o evento. A estrutura da rede será montada no Pavilhão do Riocentro. ;Isso servirá de parâmetro para avaliar como será [o funcionamento da 4G] na Copa de 2014;, disse na manhã de hoje (14), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao anunciar a parceria em entrevista após participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. ;Serão doados 400 modems wireless [sem fio] a membros das delegações estrangeiras, para que acessem a rede;, acrescentou depois, durante coletiva de imprensa.



Para tornar o teste possível, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização especial e temporária, já que a Vivo ; uma das empresas vencedoras da licitação para operação de telefonia 4G ; só terá autorização para ocupar a faixa de 2,5 giga-hertz (GHz) após a assinatura do contrato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação