Rio mais 20

Palestinos querem participação plena na Rio+20

Agência France-Presse
postado em 16/06/2012 15:57
Rio de Janeiro - Os palestinos querem participar na conferência da ONU Rio%2b20 como Estado, mas as Nações Unidas não definiram qual será sua participação, o que deverá ser decidido pelos Estados no início da cúpula de chefes de Estado na quarta-feira, informaram as duas partes. "Esperamos uma participação com estatuto pleno porque já o temos na Unesco e temos essa relação com o Brasil e mais de 130 países", afirmou à AFP o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben.

A questão levantou diferenças de opiniões entre as delegações."Há discussões a respeito e não há clareza", afirmou Nikhil Seth, diretor de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Há duas resoluções aplicada pela ONU em suas reuniões: a decidida pela Assembleia Geral - que convocou a Rio%2b20 - e que atribuiu aos palestinos caráter de observadores, e outra utilizada no passado, que permitiu a participação de observadores em algumas ocasiões como Estado, indicou Seth.

A decisão será tomada no início da cúpula dos presidente, na quarta, quando forem definidas as regras de participação, informou à AFP a porta-voz da conferência, Pragati Pascale. Os palestinos fazem parte da Unesco desde outubro, em uma decisão que provocou a oposição dos Estados Unidos e Israel.

"Ainda temos a esperança de que o mundo aceite nosso direito", declarou Alzeben, anunciando que a delegação palestina será encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores, Riyad al Malki, como representante pessoal do presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação