postado em 17/06/2012 17:34
Rio de Janeiro ; O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, chega na próxima semana ao país para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20). As reuniões dos 115 chefes de Estado e Governo vão do dia 20 ao dia 22 deste mês. De acordo com autoridades iranianas, Ahmadinejad terá várias reuniões bilaterais no período que estiver no Rio.O chefe da Associação de Amizade Irã-Brasil, Mir Qassem Mo;meni, que coordena a visita de Ahmadinejad e sua equipe ao Rio, disse que o Brasil é considerado um ;jogador estratégico; no cenário internacional por sua atuação política e por ser a sexta economia mundial.
Segundo Qassem Mo;meni, o objetivo de Ahmadinejad na sua passagem pelo Brasil é negociar mais parcerias e ampliar as relações de vários países, latino-americanos e de outros continentes, com o Irã. Em decorrência de suspeitas que cercam seu programa nuclear, o Irã é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares que limitam suas ações.
Para vários dos presentes na Rio%2b20, como Estados Unidos, Japão e integrantes da União Europeia, o programa nuclear iraniano esconde a produção de armas atômicas. No entanto, as autoridades do Irã rebatem a acusação, informando que o programa tem fins pacíficos.