Rio mais 20

Máquina de produzir tijolos ecológicos é atração em feira na Rio+20

postado em 18/06/2012 17:24
Rio de Janeiro - Uma máquina para fabricação de tijolos, blocos e pisos ecológicos vem despertando a atenção entre os visitantes da Feira do Empreendedor, evento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Parque do Flamengo, dentro da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio;20. Com tecnologia limpa, a máquina usa como matéria-prima uma mistura de ferro e cimento ou resíduos de construção triturados.

;Cada mil unidades do tijolo ecológico evita o corte de 20 árvores de médio porte, já que no processo convencional seria preciso queimar argila e alimentar os fornos com madeira;, explica o gerente da empresa fabricante, Eduardo Silva Moraes. Segundo ele, o preço final do produto é 20% maior em relação ao convencional, mas o tijolo ecológico tem uma resistência superior em 50 % à do tijolo comum. O produto também apresenta uma eficiência 60% maior em isolamento térmico e acústico.



Localizada em Campo Grande (MS) e há 15 anos no mercado, a empresa fabrica quatro modelos da máquina, capazes de produzir de 200 até 500 tijolos por hora, a preços que variam de R$ 12 mil a R$ 73 mil. Além de vendido para construtoras de todo o Brasil, o equipamento já vem sendo exportado para países da América do Sul e da África.

Na feira do Sebrae, muitos interessados são empreendedores que começam a fazer negócios na área da construção. De acordo com Moraes, os modelos mais simples atendem às necessidades de uma pequena empresa do ramo. ;Damos um curso de dois dias para ensinar a operar a máquina e o manuseio correto dos resíduos. O processo é muito simples;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação