Rio mais 20

Índios querem que BNDES não financie projetos que afetam suas terras

postado em 18/06/2012 18:58
Rio de Janeiro - Uma comissão formada por 12 representantes de nações indígenas brasileiras, liderada por Romancil Cretã, coordenador político da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Apinsul), foi recebida nesta segunda-feira (18/6) pelo vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, que manifestou o seu repúdio aos projetos financiados pela instituição que ;levam morte aos povos indígenas, em vez de vida;.

Ficou acertada a criação de uma nova comissão, com a participação de cinco representantes dos índios, que será recebida pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no próximo mês de julho, em data ainda a ser marcada.

[SAIBAMAIS]Cretã disse à Agência Brasil que os índios falaram sobre os prejuízos e impactos causados pelos projetos financiados pelo banco às terras indígenas. Eles citaram as grandes hidrelétricas, as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), ferrovias, os portos, as plantações de eucalipto e pinus, as usinas de cana-de-açúcar.

;Todos esses empreendimentos afetam as terras indígenas direta e indiretamente. E isso é um financiamento de morte para nossos povos. Porque é a perda da terra, a perda da identidade, é a questão social indígena dos acampamentos que acontecem nas regiões, com esses empreendimentos financiados pelo BNDES;, disse.

Romancil Cretã sustentou que todos os programas de financiamento do banco para esses projetos são contrários aos direitos dos índios. ;Vocês têm que financiar a vida, não a morte. Foi isso que a gente passou para eles;, declarou o líder indígena, que também é diretor nacional da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).



O vice-presidente do BNDES considerou importante a chance de o banco ter contato direto com os líderes indígenas. Ferraz espera que a nova reunião possibilite que os índios e a instituição possam elaborar uma agenda de trabalho conjunta.

Os integrantes da comissão estão participando, no Parque do Flamengo, do Acampamento Terra Livre (ATL), promovido pela Apib. O ATL faz parte da Cúpula dos Povos, evento organizado pela sociedade civil que ocorre paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio;20.

Antes da reunião no BNDES, os índios comandaram uma marcha de protesto pelo centro da cidade, contra o uso do dinheiro público para financiar grandes empreendimentos que afetam as terras indígenas em todo o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação