Rio mais 20

Às vésperas da chegada dos chefes de Estado, delegação brasileira carrega impasses

postado em 19/06/2012 07:23
Rio de Janeiro ; A etapa de negociação da Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável ; Rio%2b20 chegou à reta final ontem, sem que os 193 países membros da ONU chegassem a um consenso sobre o documento que estipula metas de desenvolvimento sustentável a serem adotadas a partir de agora. A delegação brasileira, que preside a conferência e é responsável pela mediação dos impasses, ainda espera finalizar os trabalhos antes da chegada dos chefes de Estado, na quarta-feira.

A tendência é que o documento fique pronto até amanhã à noite. Não se sabe, porém, em quais termos os temas mais polêmicos serão redigidos e, consequentemente, a real eficácia do que será acordado. Na prática, o Brasil precisa entregar uma versão conclusiva. Caso contrário, se os chefes de Estado tiverem que tomar a frente das negociações, que deveria ter sido concluída por seus representantes (técnicos e embaixadores), a imagem da diplomacia nacional sairá arranhada da Rio%2b20.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação