Agência France-Presse
postado em 19/06/2012 17:02
Um elixir do amor, o açaí - moda entre os atletas mundiais -, preservativos e um jogo infantil com tudo o que as novas gerações devem saber sobre as leis ambientais: a conferência da ONU Rio;20 é um verdadeiro guia prático da Amazônia.Andrea Nunes levou para a Rio;20 sua barraca do mercado Ver-o-Peso, de Belém, maior feira ao ar livre da América Latina: a pequena estrutura de madeira é abarrotada de essências de plantas nativas da maior floresta do planeta, embaladas em pequenos frascos de cores vivas.
Seus perfumes "Não Perca o Emprego", "Chama Dinheiro", "Viagra Natural", "Laço de Amor" e "Suaviza Chifres" são tão infalíveis quanto seus xaropes, que curam qualquer mal, garante. "Funcionam, claro, aprendi com minha mãe, que manipulou plantas amazônicas por mais de 40 anos", garante, orgulhosa, no pavilhão da Amazônia na Rio;20.
A seu lado, alguns delegados dos 193 países, ambientalistas e cidadãos aproximam-se, curiosos, para ouvir Ana Paula Miranda, que explica os pormenores do açaí, "esta fruta amazônica escura que vocês, da cidade, comem com granola para ganhar força na academia, que os japoneses patentearam e que os europeus amam."
Suas explicações, sobre uma maquete com palmeiras de açaí, canoas, pescadores, agricultores e indígenas é uma aula prática da vida na Amazônia e do desenvolvimento sustentável que a conferência da ONU pretende levar ao mundo.
"Bom, esta fruta que os senhores apreciam porque consideram energizante, nós tomamos, na verdade, como um tranquilizante, nos ajuda a dormir", conta, ironizando a visão urbana da Amazônia, enquanto descreve a cadeia de produção, que começa com os habitantes da Amazônia que colhem os frutos das árvores e ganham pouquíssimo em relação ao preço final.
Os amazonenses também trouxeram para a Rio;20 produtos de indústrias sustentáveis, como os da fábrica de preservativos de Xapuri, no estado do Acre, única no mundo que usa o látex natural extraído de árvores amazônicas e que é fonte de renda das famílias da floresta. Também estão em exposição pneus de bicicleta e motos produzidas em Manaus.
[SAIBAMAIS]Entre aulas de gestão florestal e preservação ambiental, que atraem os mais sisudos a salas vizinhas, uma jovem avança suas fichas no tabuleiro de um jogo sobre as leis ambientais e o meio ambiente amazônico.
"O lixo, os agrotóxicos...", diz, quando é solicitada a citar problemas ambientais que poluem os rios.
Aqueles que não tiverem sorte no jogo podem encontrar uma boa compensação: um aperitivo típico de "paçoca de carne de sol". De sobremesa, um "doce de amor perfeito".
Cerca de 100 chefes de Estado e governo começam a chegar hoje à maior conferência da história da ONU, que termina na próxima sexta-feira (22/6).