Rio mais 20

Projeto de plantio virtual de mudas do cerrado é lançado na Rio+20

A partir de totens, os visitantes podem escolher entre 40 espécies e plantá-las em quatro parques do DF. Ideia chega à Brasília em setembro

postado em 20/06/2012 17:53
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz lançou nesta quarta-feira (20/06) na Rio%2b20 o projeto Plante uma Árvore. O governador plantou, por meio do software do projeto, uma Aroeira no Parque Bosque dos Constituintes, que fica ao lado da Praça dos Três Poderes, em Brasília. "A iniciativa deste projeto representa não apenas a melhoria na qualidade de vida em Brasília, mas também uma forma de incentivo ao turismo do Distrito Federal", destacou.

A partir de totens localizados no estande do GDF na cúpula, os visitantes podem escolher entre 40 espécies de mudas típicas do cerrado para serem plantado em quatro parques do DF - Ecológico Ezechias Heringer, no Guará; de Uso Múltiplo da Asa Sul; Ecológico Águas Claras e Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul. As mudas são oriundas das compensações florestais recolhidas pelo Ibram junto aos empreendimentos que passaram por processo de licenciamento ambiental. Desde o início da conferência, no dia 13/06, mais de 2 mil mudas já foram plantadas utilizando o projeto.

Os visitantes que estão plantando árvores virtualmente terão a oportunidade de conferir pessoalmente o crescimento das espécies. "A ideia é criar um vínculo entre as pessoas e a natureza", explicou o governador.

Depois da conferência, os totens serão levados às escolas, parques e pontos turísticos de Brasília para que os moradores da cidade e visitantes também possam fazer o plantio virtual das árvores. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do DF, o projeto deverá ser lançado na capital em setembro, no Dia Mundial da Árvore.

Diversas autoridades nacionais e internacionais participaram do lançamento. Entre eles, o embaixador e a embaixatriz da Itália no Brasil, Gherardo e Antonella La Francesca, que plantaram mudas de Copaíba. "Eu adoro esta árvore e fiquei empolgada com a inovação deste projeto", disse Antonella.

Com informações do Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação