Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 18:22
Rio de Janeiro - A presidente Dilma Rousseff reuniu-se nesta quarta-feira (20/6) com seu colega francês, François Hollande, que visita o Brasil para a cúpula Rio%2b20, em um almoço no qual discutiram parcerias estratégicas nas áreas de energia nuclear, tecnologia e agricultura, informou o chanceler Antonio Patriota. "Em matéria de energia, a França tem um desenvolvimento muito adiantado em energia nuclear, e poderá haver uma aproximação neste tema", afirmou o ministro de Relações Exteriores a jornalistas.[SAIBAMAIS]Apesar afirmar que a negociação para a compra por parte do Brasil dos caças Rafale não ter entrado na pauta do encontro, Patriota afirmou que a Defesa foi tema abordado. "Estamos construindo um submarino juntos. Existe todo um potencial de cooperação estratégica", declarou. "O almoço transcorreu em clima de parceria estratégica, que é a qualificação que se dá para a relação entre Brasil e França."
O ministro informou que no almoço - do qual também participou o chanceler francês, Laurent Fabius - foi discutida a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, ciência espacial, no setor agrícola e em tecnologia de informação.
A presidente também falou das oportunidades para investimentos franceses no Brasil, especialmente nos setores de gás e petróleo, e em projetos relacionados aos grandes acontecimentos esportivos que o país sediará, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. "De um modo geral, a relação que já é próxima e estratégica, hoje se beneficia dessa afinidade grande entre os dois países", completou o ministro, que deve visitar Paris no começo de julho.