Rio mais 20

Protecionismo precisa ser abandonado pela economia verde, diz Premiê chinês

postado em 20/06/2012 18:55
Rio de Janeiro ; O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse hoje (20), em discurso na Rio%2b20, que práticas protecionistas devem ser ;deixadas de lado; pelos países, na busca por uma economia verde no mundo. Segundo o premiê chinês, é preciso buscar a economia verde como um meio eficaz de promover o desenvolvimento sustentável em todos os países e avançar na recuperação econômica.

[SAIBAMAIS]Segundo Jiabao, a economia verde deve ser buscada pelos países de acordo com suas próprias condições. E o resto do mundo deve apoiá-los nesse caminho. ;Não podemos limitar o ritmo de crescimento dos países;, disse.

Jiabao afirmou que a brecha entre países desenvolvidos e em desenvolvimento ;aumenta cada vez mais;. O premiê destacou a necessidade de se reconhecer que os países estão em diferentes estágios de desenvolvimento e que, por isso, é preciso aceitar o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, em que as nações mais ricas têm mais responsabilidade que as mais pobres no avanço do desenvolvimento sustentável.

O primeiro-ministro chinês disse que é preciso criar novos modos de transferência de tecnologia, aumentar o retorno sobre investimento das economias verdes e reduzir riscos associados à transição para uma economia verde. Segundo ele, as Nações Unidas precisam assumir a liderança do processo e a comunidade internacional tem de cooperar cada vez mais.



Jiabao disse que espera um mundo que não tenha pobreza, discriminação social, nem destruição da natureza. Ele ressaltou que a China está pronta para assumir sua responsabilidade no mundo e anunciou que o país fará transferências de milhões de dólares para projetos de cooperação tecnológica e enfrentamento às mudanças climáticas aos países mais pobres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação