Rio mais 20

Secretário-geral da ONU pede a líderes mundiais que pensem no futuro

postado em 20/06/2012 18:59


Rio de Janeiro - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exortou os líderes mundiais para que deixem um legado positivo às próximas gerações e a darem ;um passo gigante; rumo ao futuro. Ele discursou após a presidente Dilma Rousseff e pediu ação para implementar mudanças no rumo do desenvolvimento sustentável.

[SAIBAMAIS];Aqui, na Rio%2b20, podemos assumir o futuro que queremos. Não deixemos passar a oportunidade, vamos deixar um legado que gerações futuras irão se orgulhar. Um mundo onde todos possam ter trabalho decente e integridade. Um mundo onde possam respirar ar puro, beber água saudável e ter o suficiente para comer. Este é o futuro que eu quero, este é o futuro que os senhores querem. E nós, juntos, queremos este futuro e, portanto, podemos dar este passo gigante em direção a este futuro, aqui e agora;, disse Ban Ki-moon.

O secretário-geral elogiou a presidenta Dilma e ressaltou os desafios que devem ser enfrentados pela humanidade. ;Presidenta Rousseff, a senhora trouxe o mundo ao Rio. Todos esses chefes de Estado vieram de longe para participar de uma conferência tão importante. Estamos aqui para juntar forças em um grande movimento global pelas mudanças. Olhando para o mundo à nossa volta, o que vemos? Lutas políticas, problemas econômicos, desigualdades sociais, mudanças climáticas, recursos cada vez mais escassos, falta de água potável. Vinte anos atrás, éramos 5,5 bilhões de pessoas, hoje temos mais de 7 bilhões. Em 2030, precisaremos de 50% mais de alimentos, 25% mais de energia e 30% mais de água;, alertou.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação