Rio mais 20

Brasil mantém discurso de reconhecimento do avanço em negociações da Rio+20

postado em 20/06/2012 19:53
Rio de Janeiro ; Em meio às críticas ao documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio%2b20, o governo brasileiro mantém um discurso alinhado de reconhecimento dos avanços nas negociações. O estabelecimento da meta de erradicação da pobreza como uma prioridade dos 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU) é apontado como uma das maiores conquistas do evento.

[SAIBAMAIS]De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a convergência de posições em torno de temas polêmicos indica o resultado positivo das negociações. ;O documento trata de pontos muito relevantes. Em uma conferência como esta, o consenso é muito importante. É melhor do que ficarmos sem um documento final, mesmo não sendo o texto dos sonhos;, disse.

Os compromissos para erradicação da pobreza e da fome, para o combate à discriminação racial e o debate sobre novos modelos de produção e consumo são pontos celebrados pelo Brasil. Mas o que o governo brasileiro destaca com veemência é a reafirmação dos compromissos assumidos pelos países na Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio92.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, garantiu que ;não haverá retrocesso; em metas acordadas há duas décadas. Mercadante ainda acrescentou que os negociadores brasileiros e estrangeiros e os líderes que vão avaliar o texto concluído na madrugada de ontem (19) precisam considerar a redefinição de indicadores de desenvolvimento.



Ao defender a inclusão de métricas ambientais e sociais, o ministro explicou que o índice usado atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB), não reflete o crescimento real das economias. ;O PIB revela a riqueza produzida, mas não trata da distribuição dessa riqueza ou dos impactos ambientais que o desenvolvimento produz;, disse.

Mercadante ainda destacou o espaço que a sociedade civil teve na conferência e lembrou que as delegações e representantes do setor privado dos países se comprometeram com a criação e implementação dos Objetivos do Milênio, programa estabelecido pela ONU. ;Pelo documento, as empresas terão que fazer relatórios frequentes dos compromissos com o desenvolvimento sustentável;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação