Rio mais 20

Texto da Rio+20 fornece base para futuro sustentável, diz Ban Ki-moon em NY

postado em 28/06/2012 21:34
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, participou nesta quinta-feira (28/6) de um encontro na Assembleia Geral, em Nova York, onde comentou os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20). O evento foi realizado de 13 a 22 de junho e reuniu vários líderes mundiais para debater questões relacionadas ao futuro do planeta.

Ban Ki-moon afirmou que a assinatura do documento final da Rio%2b20, "O futuro que nós queremos", representou uma "vitória importante para o multilateralismo depois de meses de difíceis negociações". Ele agradeceu à presidente Dima Rousseff pela liderança e diplomacia, que permitiram a conclusão depois dos debates. "Agradeço também aos muitos membros da Assembleia Geral cujos negociadores estavam trabalhando dia e noite com um senso de flexibilidade e compromisso. E também agradeço ao Subsecretário-Geral Sha Zukang e sua equipe, que tem trabalhado como Secretário-Geral da Conferência e que fez desta Conferência Rio%2b20 um grande sucesso", elogiou.

Para ele, a conferência foi um sucesso, mesmo com duras críticas feitas por grande parte das delegações que participaram e de organizações não-governamentais. Os negociadores da União Europeia chegaram a classificar a redação de ;pouco ambiciosa; e disseram que faltam ;ações concretas; de implementação das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. "O essencial da Rio%2b20 é o documento final. Isso fornece uma base sólida para construir um futuro sustentável", ressaltou ele.



Ao finalizar o texto, o secretário-geral frisou que o desenvolvimento sustentável é sobre pessoas ; o bem-estar dos indivíduos, famílias, comunidades e nações. Afirmou também que o evento possibilitou avanços em uma série de questões setoriais e institucionais, além de trazer novos compromissos a partir de uma ampla gama de parceiros. "A Rio%2b20 nos deu uma nova chance. Não foi um fim, mas um novo começo ; um marco em uma jornada essencial. (...) Agora começa o trabalho. Nós temos as ferramentas. Vamos usá-las para tornar este mundo sustentável para todos", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação