Ser Sustentável

Água e meio ambiente são assuntos comuns na agenda internacional

Fóruns mundo afora avaliam cada vez mais a importância de discutir o tema

postado em 21/03/2013 12:00

O meio ambiente ganhou destaque na agenda internacional nas últimas décadas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial e a partir dos anos 1960. Desde a primeira grande convenção internacional sobre esse tema ; a Conferência de Estocolmo ;, em 1972, muitos avanços ocorreram.



Um deles foi o estabelecimento do conceito de desenvolvimento sustentável, termo criado em 1987, no relatório Nosso futuro comum. Em espírito conciliador, reconheceu-se que a responsabilidade pelo futuro deve ser compartilhada por toda a sociedade, por todos os países. A ideia por trás do conceito é a de que o desenvolvimento é necessário, mas deve ser buscado pelo uso sustentável dos recursos, a fim de garantir sua continuidade às gerações futuras.

No âmbito da água não foi diferente. Conferências específicas sobre o tema aconteceram ao longo dos anos e registraram vitórias. Uma delas, anunciada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi a redução, pela metade, de pessoas sem acesso a água potável em 2010. Um pouco mais tarde, na década de 1990, mais de dois bilhões de pessoas já haviam conseguido acesso a fontes de água potável, tais como abastecimento por tubulações e poços protegidos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação