Governo assina acordo para incluir sustentabilidade nas gestões públicas

Durante o II Encontro dos municípios com o desenvolvimento sustentável, Ministério do Meio Ambiente anunciou o programa Brasil%2b20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/04/2013 18:27 / atualizado em 25/04/2013 18:38

O Ministério do Meio Ambiente assinou um dos primeiros acordos de cooperação técnica para o programa Brasil+20, nesta quinta-feira (25/4), durante o II Encontro dos municípios com o desenvolvimento sustentável, no Centro de Eventos Brasil 21. O acordo foi assinado com a Rede Nossa São Paulo, uma organização da sociedade civil que criou a metodologia Cidades Sustentáveis. O método é capaz de aplicar a sustentabilidade nos municípios brasileiros e servirá como modelo pelo programa do governo federal.


Leia mais notícias do Ser Sustentável

O Brasil+20 é um programa nacional de apoio às cidades para adotarem a sustentabilidade na gestão. Ele terá a duração de 20 anos, divididos em cinco mandatos. A cada dois anos, atenderá um grupo de municípios. O lançamento oficial será na Semana do Meio Ambiente. O principal objetivo do programa é gerar a Política Nacional de Sustentabilidade Urbana, prevista para ficar pronta até o fim de 2014.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, aproximadamente 500 municípios participarão da primeira implantação do programa -- que representam 10% do total de municípios brasileiros. “Fizemos essa amostragem pois, se implantássemos em todos os cinco mil municípios, seria mais demorado. Assim, vai permitir identificar as necessidades de cada um e mobilizar o governo para se engajar nesse trabalho.”

A diretora de gestão ambiental urbana do ministério, Silmara Vieira, afirma que o primeiro grupo já foi escolhido por fazer parte da plataforma Cidades Sustentáveis e, portanto, já desenvolver projetos sustentáveis. Ela explica que os municípios também são escolhidos de acordo com qualidades específicas. “Identificamos 128 tipologias de cidades no Brasil e queremos que tenha pelo menos um desses em cada grupo.”

O programa terá a parceria dos ministérios da Saúde, de Ciência e Tecnologia, da Educação, do Planejamento, das Cidades, de Minas e Energia e da Integração Nacional.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.