postado em 06/05/2013 14:35
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute nesta terça-feira (7/5) os índices de desmatamento na Amazônia. No mês passado, levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que, entre 1; de agosto de 2012 e 28 de fevereiro de 2013, os alertas de desmatamento na Amazônia Legal subiram 26%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.Os dados foram registrados pelo Deter, sistema de detecção de desmatamento em tempo real do Inpe, que usa imagens de satélite para monitorar a Floresta Amazônica em nove estados.
No entanto, segundo o diretor de Proteção Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano de Menezes Evaristo, o índice ainda não comprova o aumento de desmatamento na região. ;Não se pode dizer que com o aumento de alertas houve o aumento de desmatamento. Temos que aguardar o Prodes [Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia] em julho para ser definido se aquela degradação foi realmente corte raso [desmatamento].;
Para Sarney Filho, que também é presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, mesmo sendo preliminares os dados precisam ser esclarecidos. ;Torço para que não tenha tido aumento no desmatamento na Amazônia, mas precisamos averiguar os alertas que foram noticiados pela mídia;, afirmou.
O parlamentar questiona ainda as limitações do sistema de monitoramento que podem prejudicar os dados, como a existência de pontos cegos e a presença de muitas nuvens na região. ;Sabemos que há épocas do ano em que a floresta está mais coberta pelas nuvens do que em outras. Esse é um detalhe que devemos estar atentos;, acrescentou.
Debatedores
Foram convidados para participar do debate:
- o procurador da República do Ministério Público Federal, Daniel César Azeredo Avelino;
- o diretor de Políticas e Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Oliveira;
- o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Meneses Evaristo;
- o coordenador doPrograma Amazônia do Inpe, Dalton de Morrison Valeriano;
- o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luis Val; e
- o pesquisador Sênior do Imazon, Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia, Carlos Souza Júnior.
A audiência será realizada no Plenário 8, a partir das 14 horas.