postado em 07/05/2013 13:50
Alunos da rede pública farão trabalho de conscientização ambiental durante os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa das Confederações no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os 180 estudantes selecionados receberão R$ 120 por partida para ensinar o público a descartar o lixo de forma correta. As inscrições para o projeto, chamado Agente de Educação Ambiental, podem ser feitas apenas nesta terça-feira (7/5) pelo site da Secretaria de Educação (). Os jovens atuarão em 18 de maio, durante a final do Candangão, 25 de maio, no jogo entre Flamengo e Santos, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro; e em 15 de junho, na partida entre Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações. "O Estádio Nacional Mané Garrincha foi reconstruído dentro dos princípios da sustentabilidade, faz-se necessário que todo o lixo reciclável produzido seja descartado de maneira correta para ser encaminhado à reciclagem", explicou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.
O projeto, segundo Costa, faz parte da implementação da política pública do Governo do Distrito Federal para a coleta seletiva do lixo que valorizará o trabalho realizado pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Os catadores também receberão o auxílio de R$ 120 para participar da iniciativa e a seleção é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).
Inscrições
São 180 vagas disponíveis para alunos entre 18 a 29 anos matriculados no 2; e 3; segmentos da Educação de Jovens e Adultos, ensino médio, dos Centros de Educação Profissionais (CEPs) e do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama. A capacitação dos selecionados acontecerá no dia 11 de maio, das 7h30 às 17h30, e os estudantes também receberão café da manhã, almoço, lanche e vale-transporte, uniforme e certificado de participação no projeto.