Ser Sustentável

Desperdício de alimentos é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano

Pelo menos um terço do que é plantado no mundo se perde antes de chegar ao prato

postado em 05/06/2013 08:00
[SAIBAMAIS]O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, sempre tem um subtema relevante. O deste ano é ;Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício;. Ele reforça o combate ao gasto desnecessário de comida ao redor do globo. A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é que cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo não sejam consumidos. A esse descarte somam-se 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas ; todos relacionados à produção de alimentos.



Banco de alimentos: Ivanildo Abreu e irmã Maria Amelia aproveitam verduras frescas que seriam descartadasO destino da maior parte do que é colhido são as centrais de distribuição (Ceasas). Nesses locais, parte da carga é descartada por não ser considerada comercializável. Produtos muito pequenos, com manchas, batidos ou muito maduros acabam jogados fora ; mesmo em condições de consumo. Para tentar mudar essa situação, a Ceasa do Distrito Federal criou o programa Desperdício Zero.
Pelo menos um terço do que é plantado no mundo se perde antes de chegar ao prato

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação