Mercado Sul, em Taguatinga, exibe artesanatos e móveis feitos de papelão

Além do artesanato, a reciclagem se destaca em Taguatinga

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/06/2013 15:30

Não por acaso, Taguatinga ganhou fama de ser um local atrativo para compras. Lá, encontra-se de tudo: decoração para festas infantis, móveis, roupas -- e, na maioria das vezes, mais em conta do que no Plano Piloto. Mas, quando o assunto é consumo, entre os setores que mais se destacam estão o artesanato.


No Espaço Cultural Mercado Sul, em Taguatinga Sul, é possível encontrar artesanatos e até móveis feitos a partir do papelão. Há 13 anos, surgiu o Tempo Eco Arte. A iniciativa de Virgílio Mota, que já trabalhava com essa matéria prima, conquistou uma equipe fixa de nove pessoas e ganhou espaço em locais de exposições da região administrativa, como no Sesi Taguatinga Norte.

Adauto Cruz/CB/D.A Press

“Aqui montamos vários ambientes com sofás, cadeiras e a gente usa esses móveis em casa, é resistente”, garante a artesã e produtora Mirella Ribeiro Dias, 24 anos. “Também fazemos cenários para teatros”, completa a jovem, que trabalha lá há dois anos. O local conta com preços variados que vão desde R$ 10 para um porta-retratos a R$ 400 para um sofá, por exemplo.

Leia mais notícias do Ser Sustentável


Mirella foi a uma oficina promovida pelo Tempo Eco Arte e se identificou com o projeto desenvolvido por lá. “O que mais me apaixona é a ideia do reúso, da criação a partir daquilo que as pessoas acham que é lixo”, avalia.

No Tempo Eco Arte, não há horários fixos, nem hierarquias, mas há quem trabalhe mais de oito horas por dia, de domingo a domingo. É o caso do pernambucano André Luiz Salomão, 38 anos. “Minha função aqui é papelar. Para mim foi muito importante estar aqui, melhorou minha autoestima e a coordenação motora”, diz André, que sofreu um acidente ao ser atropelado em 2000.

Além de móveis, peças para exposição e cenários para espetáculos teatrais, o instituto produz instrumentos. No lugar do couro, os tambores utilizados pela banda Som de papel são de sacos de cimento.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.