Câmara debate criação do parque marinho do Arquipélago de Alcatrazes

O parque marinho fica a 43 quilômetros do município de São Sebastião, em São Paulo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/06/2013 14:32

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute nesta tarde (11/6) a criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, localizado no litoral norte de São Paulo. O debate foi solicitado pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP). Ele é coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e autor do Projeto de Lei 215/07, que institui o Código Federal de Proteção Animal.


O parlamentar ressalta que a criação do parque, situado a 43 quilômetros do município de São Sebastião (SP), é um anseio antigo da população do litoral norte de São Paulo e conta com apoio dos municípios envolvidos e do governo paulista.

Leia mais notícias do Ser Sustentável


Parque marinho
Segundo ele, o parque aumentará significativamente a proteção permitindo a visitação pública no Arquipélago dos Alcatrazes. “Há cerca de 20 mil aves do tipo por ali, formando o maior ninhal do país. Além disso, será o primeiro Parque Nacional Marinho do Sudeste, região com o maior mercado consumidor de ecoturismo do País.”

Além disso, acrescenta, o parque garantirá “a proteção de um dos mais relevantes patrimônios naturais do estado de São Paulo, local de impressionante beleza cênica, que abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção e fauna exuberante”.

Na avaliação do deputado, a criação desta unidade de conservação “contribuirá para o aumento da proteção do Bioma Marinho Costeiro, um dos menos protegidos no nosso País”.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados:
- o subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, contra-almirante Wilson Pereira de Lima Filho;
- chefe da Estação Ecológica de Tupinambás, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kelen Leite;
- o diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, professor Otávio Augusto Vuolo Marques; e
- o secretário do Comitê Pró-Criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, José Pedro de Oliveira Costa.

A audiência ocorrerá no Plenário 8, a partir das 14 horas.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.