Governo deve propor melhorias no entorno do Mané Garrincha até fevereiro

Brasília tem até fevereiro de 2014 para enviar a proposta de desenvolvimento da infraestrutura ao redor do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, bem como a Estratégia de Transporte Público, ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/06/2013 13:15 / atualizado em 24/06/2013 14:09

Janine Moraes/CB/D.A Press

A 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido de 16 a 27 de junho em Phnom Penh, no Camboja, decidiu que Brasília terá de apresentar, até 1º de fevereiro de 2014, ao Centro do Patrimônio Mundial, as propostas de desenvolvimento da infraestrutura ao redor do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, da mesma forma que a Estratégia de Transporte Público. A proposta deverá ser revisada e, o governo, impedido de fazer obras ou assumir compromissos de aprovação antes de o projeto passar pelo crivo da Unesco.


Também foi estipulado o mesmo prazo (1º de fevereiro de 2014) para que o país apresente um relatório de progresso e, até 1º de fevereiro de 2015, para que entregue o relatório atualizado sobre o estado de conservação de Brasília, a ser avaliado pela 39ª edição do comitê.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

O Comitê do Patrimônio Mundial avaliou o estado de conservação de Brasília e se mostrou preocupado com a falta de encaminhamento das recomendações feitas pelas missões de monitoramento reativo que já passaram pela capital, em aspectos legais, técnicos e institucionais. A última missão esteve na cidade em 2012. Além disso, o conselho solicitou a conclusão da revisão do Plano de Preservação da Área Urbana de Brasília, com a garantia de que as disposições sejam incluídas para conservar e proteger o sítio do Patrimônio Mundial; e a garantia da existência de regulações para o uso de espaços públicos.

A delegação brasileira explicou que, no momento da realização do monitoramento realizado em 2012, o Iphan não havia recebido os projetos para as intervenções no entorno do estádio. Os projetos só foram apresentados ao instituto há pouco tempo pelo governo local, incluindo documentos como o projeto paisagístico; os sistemas de acesso para pedestres, incluindo túneis sob o Eixo Monumental; o sistema viário e cicloviário, inclusive estacionamentos e calçadas; o projeto paisagístico de recuperação do projeto inicial de Roberto Burle Marx perto da Torre de Televisão; as ciclovias no Eixo Monumental, inclusive sinalização e interseções; e os sistemas de baias de ônibus e equipamentos adjuntos (pontos, sanitários e sinalização).

Com informações da Unesco e do Iphan
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.