Ser Sustentável

Conheça os veículos elétricos e híbridos que chegaram ao Brasil

Venda de elétricos e híbridos no Brasil representa 0,01%, mas há projeções que indicam crescimento de 75% até 2030. Conheça as opções que já estão disponíveis nas concessionárias

postado em 01/08/2013 10:41
[SAIBAMAIS]O mercado de modelos movidos unicamente a bateria ou que a integram ao motor a combustão é novidade em todo o mundo, no entanto, algumas nações têm se esforçado para incentivar o consumo e, consequentemente, concentrado a venda desses carros: Japão, Estados Unidos e países da Europa. No primeiro, por exemplo, 17% dos veículos comercializados são híbridos. No Brasil, a realidade é diferente. Como as opções chegaram há pouco tempo, eles representam apenas 0,01% das vendas, segundo estudo do banco HSBC. Por enquanto, entre os elétricos, estão disponíveis para a compra o Nissan Leaf e o Mitsubishi i-Miev; entre os híbridos, o Toyota Prius e o Ford Fusion Hybrid.


Para a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) ainda não compensa investir nos elétricos e nos híbridos no Brasil. ;Quando desonerar os carros elétricos, e o condutor entender o ganho que ele vai ter em economia, aí começaremos a formar um mercado. Porém, se não pudermos colocar o produto de forma mais competitiva, não teremos sucesso;, afirma Marcel Visconde, vice-presidente da associação.

Desde outubro de 2010, 258 unidades do Ford Fusion Hybrid foram comercializadas. O novo modelo será lançado na próxima segunda-feira. O motor tem 2.5 16V com 193 cavalos de potência, sendo 18,8 kgfm de torque no motor a combustão e 22,9 kgfm no motor elétrico. A bateria é de íon de lítio, é recarregada por meio da energia dos freios. O consumo é de 13,8km/l e a emissão de CO2 é de 92% menores que o limite estabelecido pelo Proconve L6. O preço é de R$ 133.900.
Desde janeiro, 173 unidades do Toyota Prius foram emplacadas. O motor tem 1.8 16V, com 134 cavalos de potência, sendo 14,5kgfm de torque com motor a gasolina e 21,1 kgfm com motor elétrico. A bateria é de níquel, recarregada por meio da energia dos freios. A autonomia é de cerca de 1 mil km e o consumo é de 25km/l. A emissão de CO2 é 40% menor do que em um veículo convencional de mesma cilindrada. E o preço é a partir de R$ 120.830.
Sete Mitsubishi i-Miev foram vendidos no Rio de Janeiro e em São Paulo para empresas. O motor é de 49kW, com 69 cavalos de potência e 20kgfm de torque. A bateria é de íon de lítio, formada por 88 células e recarregada em até 8 horas. A autonomia é de até 180km com uma recarga. A emissão de CO2 é zero e a velocidade máxima é de 130km/h. Preço apenas sob encomenda
O Nissan Leaf será comercializado a partir de 2014. Por enquanto, ele pode ser visto na frota de táxi de São Paulo e, a partir de agosto, integrará a patrulha da Polícia Militar do Rio de Janeiro, por meio de parcerias públicoprivadas. Segundo a fabricante, até o fim do ano, haverá 15 no RJ e 10 em SP. O motor tem 80 kW AC, com 107 cavalos de potência e 28,5kgfm de torque. A bateria é de íon de lítio, formada por 48 células e recarregada em quatro horas. A autonomia é de 199km com uma recarga. A emissão de CO2 é zero. A velocidade máxima é 150km/h. A montadora estima que o preço fique entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.

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