postado em 01/08/2013 10:58
Dos 34 mil táxis que circulam na capital de São Paulo, 10 são especiais e viraram motivo de disputa e de desejo dos clientes. Na hora do almoço, é comum executivos entrarem e pedirem uma ;corrida; pela cidade somente pelo gosto de andar em um carro totalmente silencioso, tecnológico e com nenhuma emissão de poluentes, segundo os taxistas. A frota de veículos elétricos existe desde junho de 2012 na cidade e conta com os modelos Nissan Leaf ; uma parceria entre a fabricante japonesa e a prefeitura ;, que renderam economia aos profissionais e abriram horizontes para um transporte público limpo sem que fosse necessário subir a tarifa. Nos primeiros cinco meses, cada motorista gastou, em média, R$ 530 com recarga. Se fossem abastecidos com gasolina, a conta subiria para R$ 2,3 mil.
[SAIBAMAIS]Taxista há 35 anos, José Antonio Nunes, 68 anos, até hoje se lembra do momento em que recebeu a notícia de que iria dirigir o veículo número um da frota: ;Fiquei estático. Para aprender, tive aula com instrutor durante três horas por quatro dias;. O táxi percorre aproximadamente 230km entre meia-noite e 8h com duas recargas ; uma feita ao longo de seis horas, antes de começar a trabalhar, e outra no meio do turno, com duração de 15 minutos, realizada na concessionária mais próxima (as lojas da Nissan e as empresas de táxi são equipadas especialmente para o projeto). O gasto diário é de R$ 15, enquanto com gasolina daria cerca de R$ 40. ;Todos os passageiros, indistintamente, fazem as mesmas perguntas, elogiam o conforto e a beleza;, destaca Nunes, que já sofre ao lembrar que o teste dura ;apenas; três anos. ;Estou triste, porque só tem mais dois anos pela frente;, brinca. Para completar, a frota verde de São Paulo é reforçada com 116 carros híbridos, modelo Prius, da Toyota.
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