Emater faz campanha para coleta de embalagem de agrotóxico em núcleo rural

O objetivo é amenizar os impactos da manipulação inadequada de defensivos agrícolas tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/08/2013 17:36

A unidade local da Emater-DF do Núcleo Rural Rio Preto realizará, nesta quarta-feira (21/8) e quinta-feira (22), campanhas de recolhimento de embalagens de agrotóxicos e de exame toxicológico nos produtores das regiões do Rio Preto e de São José, em Planaltina. O objetivo é amenizar os impactos da manipulação inadequada de defensivos agrícolas tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.


"A campanha precisa ser frequente, por isso realizamos todo ano. Trazer o laboratório ao núcleo rural para a realização do exame é fundamental, pois muitos não fazem a prevenção em função da dificuldade de ir até a cidade", explicou a extensionista Regina Lima, uma das responsáveis pela atividade.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

De acordo com ela, com o passar do tempo os agricultores têm se preocupado mais com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são essenciais para a manipulação de defensivos, já que, dependendo do que é manuseado, ele pode evitar acidentes e intoxicação.

A ação faz parte da programação da 16ª Semana Tecnológica do Rio Preto, que se estende até o dia 31 de agosto, e os técnicos estimam que pelo menos 80 pessoas façam o exame. Ao final do teste, será ministrada uma palestra a respeito do manuseio dos equipamentos e das embalagens de agrotóxicos.

Para a realização da campanha, a empresa conta com o apoio da Associação das Empresas de Agronegócio (Aeagro), e para fazer os exames o apoio é da Secretaria de Saúde do DF, por meio do posto de saúde local junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.