Ser Sustentável

Frutas-símbolos da região são matéria-prima para a produção de cosméticos

Sabonetes, cremes para cabelos e óleos usam extratos de buriti, de pequi e de copaíba

postado em 11/09/2013 08:00
Óleos da Natura e da Folhata Cosméticos e sabonetes da Feito Brasil feitos de frutos do cerrado
Uma das principais indústrias no Brasil, e em franco crescimento, é a dos cosméticos. Segundo estudo da Associação da Indústria de Higiene Pessoal, a Abihpec, trata-se do terceiro maior mercado do mundo ; atrás apenas dos EUA e do Japão. O faturamento líquido passou de R$ 4,9 bilhões, em 1997, para mais de R$ 34 bilhões em 2012. E o que não faltam nessa área são opções. Uma delas é o cosmético com matérias-prima do cerrado. Empresas de grande ou de pequeno porte investem e usam o pequi, o buriti e a copaíba para fabricar xampus, sabonetes e óleos.



[SAIBAMAIS]É o caso, por exemplo, da Folhata Cosméticos, criada em 2009, em Santa Catarina ; seus produtos são feitos com matérias-prima dos diferentes biomas brasileiros. A venda de óleos para a pele, feita apenas pela internet, chega a 200 frascos por mês. ;O principal benefício é a concentração dos ativos, que permite absorção maior e mais rápida;, garante Cristina Pamplona, diretora de marketing. ;Os produtos tradicionais usam água e vários outros elementos. A parte de ativos corresponde apenas a 3% ou 10% do cosmético;, completa.

Do cerrado, a empresa produz óleo de pequi, rico em gorduras boas e sadias para a pele ; que faz hidratação profunda ; e óleo de copaíba, usado por populações indígenas como antibiótico e, na cosmética, para cicatrizar espinhas.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação