postado em 16/09/2013 14:01
Começa a funcionar esta semana os medidores de captação de água instalados na região do Ribeirão Pipiripau, em Planaltina, medida que beneficiará os produtores rurais e detalhará de forma mais segura o consumo no local.;O novo sistema de medição do consumo possibilitará uma melhor alocação negociada de água entre os produtores da região;, afirmou hoje o técnico da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), João Pedro Melo.
Os dados serão disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA), que instalou os diferentes medidores nas captações de produtores.
O sistema de outorga estabelece que todos os usuários devem instalar medidores em suas captações, ainda que não indique os tipos e modelos que podem ser utilizados. A experiência piloto da ANA servirá para estabelecer quais tipos são mais adequados para cada vazão.
Estes dados subsidiarão as tomadas de decisões sobre eventuais restrições de captação, para garantir a demanda da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) no fornecimento de água para Planaltina.
Além da modernização do sistema de monitoramento das vazões, a Adasa sugere, para evitar conflitos entre usuários e prejuízos ao meio ambiente, a necessidade do uso racional da água, além da divisão de forma equitativa da quantidade disponível entre todos.