Medidores de captação de água são instalados no Ribeirão Pipiripau

Iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) beneficiará produtores rurais e detalhará com mais precisão o consumo na região

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/09/2013 14:01

Começa a funcionar esta semana os medidores de captação de água instalados na região do Ribeirão Pipiripau, em Planaltina, medida que beneficiará os produtores rurais e detalhará de forma mais segura o consumo no local.


“O novo sistema de medição do consumo possibilitará uma melhor alocação negociada de água entre os produtores da região”, afirmou hoje o técnico da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), João Pedro Melo.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

Os dados serão disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA), que instalou os diferentes medidores nas captações de produtores.

O sistema de outorga estabelece que todos os usuários devem instalar medidores em suas captações, ainda que não indique os tipos e modelos que podem ser utilizados. A experiência piloto da ANA servirá para estabelecer quais tipos são mais adequados para cada vazão.

Estes dados subsidiarão as tomadas de decisões sobre eventuais restrições de captação, para garantir a demanda da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) no fornecimento de água para Planaltina.

Além da modernização do sistema de monitoramento das vazões, a Adasa sugere, para evitar conflitos entre usuários e prejuízos ao meio ambiente, a necessidade do uso racional da água, além da divisão de forma equitativa da quantidade disponível entre todos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.