Órgãos ambientais fazem blitz educativa sobre manutenção veicular hoje

A campanha educativa será feita pelos próximos dois meses. Em uma segunda etapa, os veículos que estiverem em desacordo com as normas serão autuados com fiscalização e poderão ser multados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/10/2013 11:14

A Operação Ar Puro fará, a partir das 15h, blitz educativa perto do Posto da PMDF, localizado na BR-20. O objetivo da ação é conscientizar condutores sobre a manutenção dos veículos para reduzir a emissão de ruídos e de partículas que comprometem a qualidade do ar. A blitz é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).


A campanha será feita pelos próximos dois meses e, durante esse período, os condutores receberão orientações sobre a necessidade de regulagem dos motores e, ainda, sobre os níveis de ruídos emitidos pelos veículos. Em uma segunda etapa, os veículos que estiverem em desacordo com as normas serão autuados com fiscalização e poderão, dependendo do caso, ser multados.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

A iniciativa antecede o funcionamento do Plano de Controle de Poluição Veicular no Distrito Federal (PCPV) -- documento que prevê medidas para manutenção do ar puro como, por exemplo, inspeção veicular da emissão de gases poluentes e ruídos, que será obrigatória após a implantação do plano.

Poluição
As emissões de poluentes por veículos automotivos representam 95% da fonte de poluição nos grandes centros urbanos, sendo o motor a diesel o mais prejudicial. Ele emite 80 vezes mais óxidos de nitrogênio (NOX) por quilômetro rodado e 30 vezes mais monóxido de carbono (CO) do que os motores a álcool.

Além disso, esse tipo de motor é responsável pela liberação de oito vezes mais partículas sólidas e 3,6 vezes mais dióxido de enxofre (SO2) do que os motores à gasolina. Segundo a Semarh e o Ibram, estima-se que existam no DF cerca de 80 mil veículos movidos a diesel.

Preservação
O PCPV visa o monitoramento da frota de veículos automotores no que tange aos gases poluentes emitidos pelos motores, bem como os ruídos. A ideia é inspecionar todos os veículos e conscientizar a população em geral, e principalmente, os motoristas a regularem seus motores, contribuindo para a manutenção da qualidade de vida de toda a população.

"Com a implantação do PCPV, teremos o controle da poluição do ar causada pelos poluentes emitidos por veículos automotores e, desta forma, poderemos propor políticas públicas para reduzir estes danos", explicou o secretário da Semarh, Eduardo Brandão. Segundo ele, foi firmada parceria entre a Toyota do Brasil e os órgãos ambientais do DF.

A montadora cederá o veículo híbrido Prius, que emite cerca de 40% menos CO2 na atmosfera, para ser utilizado na Operação Ar Puro até a Copa de 2014. O Prius - equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico - chega a fazer 25 km com um litro de gasolina e pode percorrer a distância de até 1.000 km com apenas um tanque de combustível.

Serviço
Operação Ar Puro
Data: 7/10/2013
Hora: 15h
Local: Posto da PMDF, localizado na BR-20
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.