Ser Sustentável

Capacitação é fundamental para investir em produtos e iniciativas 'verdes'

Conhecimento especializado evita desperdício e garante decisões inteligentes e inovadoras

postado em 23/10/2013 09:09

Caio Gracco estudou a gestão ambiental da empresa da família: qualificação
Ainda cedo, o jovem Caio Gracco soube da importância de buscar conteúdo para crescer na profissão e tocar a empresa familiar. Aos 25 anos, ele já é graduado em economia, faz MBA em gestão empresarial e comanda a diretoria financeira da gráfica do pai. Lá, Caio se tornou responsável pela gestão ambiental depois de fazer, como tema da monografia, um estudo de caso sobre as práticas responsáveis do negócio.

A pesquisa rendeu não só mais experiência para o futuro economista como foi crucial para que a gráfica soubesse da importância de adotar ações sustentáveis. ;O estudo provocou redução de custo. Temos restos de papel que vendemos para uma recicladora que os utiliza como matéria-prima e, assim, geramos receita e damos a destinação correta;, explica o jovem.


Caio pode aplicar na prática o conhecimento adquirido na academia ; e ver resultados concretos. ;O estudo me mostrou como eu poderia unir uma análise do ambiente econômico com a gestão ambiental da empresa e isso passou a ser algo intrínseco para mim, de forma que eu posso manter minha qualidade, reduzir meus custos, gerar receita e trabalhar com uma cadeia produtiva mais sustentável.;

Para ele, lidar com a responsabilidade socioambiental garante a sobrevivência do negócio, e capacitar os funcionários corresponde ao ;maior investimento que uma empresa pode fazer;. Agora, a ideia do jovem diretor financeiro é estudar o ISO 14001 para implementá-lo na firma.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação