Relatórios de sustentabilidade melhoram transparência e imagem da companhia

Qual é a importância dos relatórios de sustentabilidade? Complexos ou mais simples, esses documentos auxiliam na transparência das ações e melhoram a imagem da empresa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2013 09:23

Tina Coêlho/Esp. CB/D.A Press

Uma das sugestões do texto final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamado O futuro que queremos, é que as organizações passem a considerar informações socioambientais em seus relatórios periódicos. Da mesma forma que as análises financeiras já se consolidaram no cotidiano das companhias, a ideia é que os relatórios de sustentabilidade sigam a mesma tendência. E, aos poucos, começam a ganhar coro no Brasil. É o que afirma o diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+), Rômulo Paes de Sousa. “O uso é crescente apesar de a legislação não estabelecer isso como critério obrigatório”, avalia.


Para ele, a empresa que divulga suas informações para o público externo mostra segurança sobre o que é dito e cria uma imagem positiva, focada na transparência. “É uma atitude positiva, bem-vinda, que estimula o mercado a ser mais exigente”, conclui Sousa.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

No Distrito Federal, a prática ainda está longe de recorrente. Mas o Banco de Brasília publica dados de sua atuação ambiental desde 2006, num documento chamado Balanço Social. Há dois anos, ele passou a se chamar Relatório de Sustentabilidade, com a criação de uma superintendência voltada para a gestão responsável, e a ser divulgado na internet. A gerente de desenvolvimento regional, Célia Amaral, 49 anos, explica que o relatório começou a ser elaborado para cumprir com a Lei nº 2.928, de 2002, que exige a publicação anual de iniciativas sustentáveis pelos órgãos públicos. “O objetivo é sensibilizar tanto o público interno quanto o externo sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e para dar transparência para as ações do banco.”

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.