Ser Sustentável

Conheça iniciativas bem-sucedidas de negócios mais conscientizados

Quem são aqueles que assumem suas responsabilidades ambientais?

postado em 23/10/2013 09:41
Entender e aplicar a sustentabilidade são coisas totalmente diferentes. Apesar de o conceito estar na ;moda;, ainda é encarado como um desafio para todos, pois demanda estudo, reflexão, educação e mudança de hábitos. Nas corporações não é diferente. A pesquisa do Sebrae O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade, realizada com 3,9 mil organizações, mostra que, enquanto 65% delas consideram ter conhecimento médio sobre o tema, 54% não conseguem relacionar práticas ecologicamente corretas com oportunidade de ganhos.


No Distrito Federal, essas iniciativas começam a ser aplicadas no dia a dia dos negócios. Quem toma a frente traz inovação ao mercado, fica em dia com a legislação, agrada aos consumidores e torna-se mais competitivo. Conheça ações realizadas por quatro perfis de empresas e inspire-se!

Quem são aqueles que assumem suas responsabilidades ambientais?
Empresa júnior

Nome: Ecoflor
Serviço prestado: Consultoria florestal
Fundação: 2008
Práticas sustentáveis: desde 2012

Incubada na Universidade de Brasília (UnB) desde 2008, a Ecoflor é formada por 30 alunos do curso de engenharia florestal e oferece serviços de neutralização de carbono de eventos a partir do plantio de mudas nativas na Fazenda da UnB. Mesmo com as limitações de uma empresa júnior, ela também compensou suas emissões no ano passado. ;Nós fizemos uma lista com tudo o que usávamos na sala e o tempo de uso, como celular carregando, computador na tomada, ar-condicionado ligado, lâmpada acesa. A ideia surgiu porque achamos absurdo neutralizarmos os outros e não nos neutralizarmos;, explica a estudante do 4; semestre e líder do núcleo de responsabilidade socioambiental, Laryssa Paz, de 20 anos.

Quem são aqueles que assumem suas responsabilidades ambientais?
Pequena empresa

Nome: Green;s
Serviço prestado: Alimentação
Fundação: 1996
Práticas sustentáveis: desde 2010

Com tradição em servir refeições e lanches saudáveis há 17 anos, o restaurante do empresário Rogério Mazer, 49, passou por simples mudanças para relacionar as boas práticas à imagem do negócio. Tudo começou com a separação das caixas de papelão e das latinhas do lixo comum para facilitar o trabalho dos catadores desses materiais. Até hoje, os Green;s da 202 Sul e da 302 Norte juntam aproximadamente 15kg de latas diariamente. Em seguida, vieram a separação de lixo seco do lixo comum, a instalação de papa-pilhas ; que são levadas para um banco e uma rede de supermercados para serem corretamente destinadas ;, o uso de lâmpadas econômicas e sensor de presença e o treinamento dos funcionários.

Quem são aqueles que assumem suas responsabilidades ambientais?
Média empresa

Nome: Positiva
Serviço prestado: Gráfica
Fundação: 1993
Práticas sustentáveis: desde 1998

O negócio familiar de Izidro Gadêlha, 62 anos, é referência em reaproveitamento de matéria-prima há 15, quando passou a reutilizar o papel que sobrava das impressões para confeccionar brindes e mimos para os compradores, como bloquinhos de anotação, agendas e caixas. ;Com isso, a gente tem uma coisa para dar ao cliente, amplia as opções e reduz o desperdício. Estendemos também para instituições e encaixamos na sobra da produção panfletos de eventos que apoiamos;, detalha o proprietário da gráfica localizada no SIG. Com o passar dos anos, além da esposa, a filha Maizi, 24, passou a coordenar as boas práticas da empresa. As primeiras mudanças ocorreram na limpeza das máquinas com a substituição da estopa por um pano lavável; em seguida, com a compra de maquinário moderno que se limpa sozinho. Para minimizar o uso de químicos, a gráfica adotou, neste ano, novas chapas que reduziram o consumo de álcool de 20% para 4%.

Quem são aqueles que assumem suas responsabilidades ambientais?
Grande empresa

Nome: Ciplan
Serviço prestado: Indústria de agregados minerais
Fundação: 1968
Práticas sustentáveis: desde 2010

A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, neste ano, e a criação da gerência ambiental da Ciplan abriram as portas da empresa para a responsabilidade socioambiental. Rodeada pela comunidade carente Queima Lençol, na Fercal, a indústria tomou uma atitude para tentar mudar a realidade dos moradores da região. Em maio, ela inaugurou o projeto Mãe Ambiente para ensinar 22 mulheres a reciclarem sacos de cimento e a transformá-los em ecobags para serem vendidos em supermercados. Além de cuidar do resíduo da fábrica, o objetivo da iniciativa é trabalhar a autoestima das donas de casa e gerar renda para a população. ;Percebemos mudanças na maneira de elas lidarem umas com as outras e elas estão mais conscientes com relação ao resíduo, utilizando garrafas pets para fazer outros produtos;, analisa a gerente de projetos da Federação das Mulheres Unidas de Brasília e Entorno, Mary Ramalho (à direita na foto), 47 anos, parceira da ação.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação